top of page
Buscar
  • Alexandra Marcela Schneider

O Planejamento Previdenciário na sua vida

Planejamento previdenciário é uma estratégia de análise da vida laboral do contribuinte com o objetivo de determinar o melhor momento para o encaminhamento da aposentadoria.

Este planejamento é realizado através de um estudo documental de todas as atividades do trabalhador junto ao INSS, estabelecendo se já é o melhor momento de solicitar o benefício, ou se ainda não for o momento: quando será, por quanto tempo deverá contribuir ao INSS e por quais valores.

Assim, é permitida uma avaliação aprofundada sobre as reais possibilidades que o contribuinte tem direito, entendendo qual delas é a mais vantajosa para seus propósitos com o benefício. Esta ferramenta torna possível saber qual tipo de aposentadoria é mais vantajoso para o solicitante no menor espaço de tempo possível.


Importante esclarecer que o planejamento previdenciário é diferente de uma simples análise previdenciária. Pois, enquanto na análise previdenciária é realizado apenas um cálculo simples de três fatores (idade, carência e tempo de contribuição), no planejamento previdenciário, além destes fatores, considera-se a situação presente, mas também passado e futuro. Com essas projeções pretéritas e futuras, busca-se alinhar o recolhimento conforme a realidade do trabalhador, considerando a evolução dos seus rendimentos mensais.

Como resultado, obtém uma analise mais abrangente: se existe a possibilidade de se aposentar em regra anterior, nas regras de transição atuais ou ainda na regra atual permanente, trazida pela reforma da previdência de 2019.

Já numa análise previdenciária usual, é considerada apenas a situação presente, sem a evolução dos seus recolhimentos futuros.

No planejamento previdenciário existe uma análise específica da documentação, observando se é possível indenizar períodos trabalhados e não recolhidos, retificações (correções) no CNIS (cadastro nacional de informações sociais), tempo trabalhado em regime próprio e suas CTC (certidão do tempo de contribuição), conversão do período especial trabalhado em comum.

Esse período de final de ano normalmente se torna um período de reflexão, onde analisamos o que fizemos e deixamos de fazer e também estabelecemos novas metas para o próximo ano.

Lembre-se de planejar o mais importante: a sua própria vida. Realize seu planejamento previdenciário pra lidar com mais segurança e tranquilidade com o que virá pela frente!




16 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page